Seção de atalhos e links de acessibilidade

Beneficiárias do Programa Pró-Família são capacitadas em Livramento

“Elas participaram na manhã desta quinta-feira (2) de uma ‘Oficina de Biomassa de Banana Verde’ oportunizada pela Prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.”

  • Publicado em 02/08/2018

Fonte: Assessoria

Autor: Assessoria

Autor da Foto: Assessoria

10 beneficiárias do Programa Pró-Família em Nossa Senhora do Livramento (42 km de Cuiabá), participaram na manhã desta quinta-feira (2) de uma ‘Oficina de Biomassa de Banana Verde’ oportunizada pela Prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. A capacitação aconteceu no Centro de Eventos do município e teve como objetivo ampliar o atendimento às famílias em condições de vulnerabilidade da região. 

A instrutora do curso foi à nutricionista municipal Laura Maciel, que passo a passo explicou sobre os inúmeros benefícios da biomassa de banana verde. Segundo ela, além de saciar, ajuda na perda de peso, alimenta as bactérias boas do intestino e melhora os níveis do colesterol.

“É tudo muito fácil de preparar. E hoje nós vamos aprender a fazer beijinho e panqueca de frango usando a biomassa da banana nanica. Claro, outras receitas podem ser preparadas com a polpa da fruta ainda verde, como brigadeiro, pães, massas, sucos, bolos, biscoitos e patês. O que é melhor, sem interferir no gosto, já que a biomassa é neutra”, destacou Laura.

Laura ensinou que primeiro deve selecionar a matéria prima a ser usada, depois de lavar com água e sabão, colocar a banana verde pra cozinhar numa panela de pressão, com casca e tudo. “Espere a água ferver e só depois acrescente as bananas para que leve choque térmico. Tampe e panela e após pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos. Desligue e espere a pressão sair naturalmente, sem forçar e logo após, retire as bananas da panela e descasque a fruta ainda quente. Depois bata no liquidificador ou processador com um pouco de água até obter a textura de uma pasta.” 

Para biomassa de fibra utilizando a casca da própria banana verde Laura explicou que basta bater ou processar pasta e casca, juntos. “Esta biomassa de fibra é mais incorporada e serve para uso em patês e molhos.” Já para biomassa integral, “deve acrescentar ainda mais casca da banana e bater até transformar em uma pasta espessa, homogênea e tipo purê”, acrescenta. 

Laura também ensinou de como conservar o produto. “A casca picada pode ser conservada por mais de 60 dias congeladas em vasilhas ou sacos plásticos fechados. Já a polpa, dura de três a cinco dias na geladeira e até três meses no freezer”, concluiu.
    
Para a aluna dona de casa Odinéia Catarina de Morais, o curso foi motivo de novidade e de muito aprendizado: “Gosto de banana por demais e antes só conhecia ela frita, cozida ou em caldo ou doce. Agora, vou que aprendi muitas coisas, vou começar a praticar outras receitas em minha casa. Vamos ver o que dá”, brincou Odinéia.

Já para dona Antônia Morais, que também recebeu as instruções, a utilização da banana verde vai muito além do que ela imaginava. “Tenho 62 anos de idade e jamais pensei que havia outros meios de se utilizar a banana verde. Eu só conhecia a banana com carne ou massaco (banana verde cozida e socada no pilão com torresmo e cebola picada).”
 
A secretária municipal de Assistência Social classificou o curso como  ótimo, uma vez que possibilita outras formas de utilização da banana, rica em nutrientes. "Essa oficina é importante pois está proporcionando às famílias do Programa Pró-família novas experiências, explorando a versatilidade da biomassa de banana verde", concluiu.

Livramento
MT
Assistência Social
Biomassa
Banana
verde

Active

plugin