Ir para a página principal do site
Coordenação de Promoção da Igualdade Racial é fortalecida em Livramento com nova gestão e foco em políticas públicas
À frente da coordenação, Luciane Arruda destaca representatividade, combate ao racismo e ampliação de ações voltadas às mulheres, jovens e comunidades quilombolas
Fonte: Secretaria Mun de Assistência Social
Autor: SECOM
Legenda: Luciane Arruda Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial
Autor da Foto: Sebastião Neto
A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento segue avançando na construção de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade e inclusão social. Dentro desse contexto, a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial ganha novo impulso na atual gestão, ampliando o olhar para as demandas da população, especialmente das mulheres negras e comunidades tradicionais.
À frente da coordenação, Luciane Arruda, conhecida popularmente como “Miúda”, destacou a importância da representatividade e do fortalecimento de espaços institucionais voltados à equidade racial. Quilombola e atuante nas causas sociais, ela assume a missão com o compromisso de promover ações que atendam desde crianças até a população adulta.
“Fico muito feliz em poder representar essa pasta. Para mim é de grande importância, principalmente por ser quilombola e entender de perto as necessidades da nossa população. Nosso trabalho será voltado à construção de políticas públicas que atendam mulheres, jovens, crianças e toda a comunidade”, afirmou.
A coordenação, criada, passa por um processo de reestruturação e fortalecimento na atual gestão do prefeito Dr. Thiago Almeida, que tem dado atenção especial à pauta da igualdade racial e inclusão social. Neste momento inicial, a equipe trabalha na reformulação do plano de ação, com reuniões e levantamentos que irão nortear as futuras iniciativas.
Entre os principais objetivos estão o desenvolvimento de projetos educativos, rodas de conversa, palestras e ações nas escolas, além de parcerias com outras secretarias, como a de Saúde e Assistência Social, garantindo um atendimento integrado à população.
Outro ponto importante destacado pela coordenadora é o trabalho conjunto com a Coordenação da Mulher, fortalecendo as ações voltadas ao enfrentamento da violência e à promoção de direitos. “São duas frentes que vão atuar em conjunto em prol das mulheres do município, ampliando o acolhimento e o acesso às políticas públicas”, explicou.
Atualmente, o atendimento à população ocorre por meio da Secretaria de Assistência Social, mas a coordenação já trabalha na estruturação de novos canais de acesso, incluindo um número específico para atendimento e orientação, além da articulação com os serviços de denúncia já existentes.
Luciane também reforçou a importância de ampliar o debate sobre o racismo e a desigualdade social, destacando que ainda existem desafios a serem superados. “Mesmo com os avanços, ainda enfrentamos preconceitos, muitas vezes de forma velada. Por isso, é fundamental levar esse debate para as escolas, para as comunidades e para toda a sociedade”, pontuou.
A coordenadora ainda destacou que o momento é de construção e planejamento, mas com perspectivas positivas de avanço. Com o apoio da gestão municipal e o fortalecimento das parcerias institucionais, a expectativa é de que a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial se torne um importante instrumento de transformação social em Nossa Senhora do Livramento.
“Estamos no início, mas com um olhar diferenciado da gestão e o apoio das secretarias, temos certeza de que muitas conquistas virão, principalmente para a população negra e menos favorecida do nosso município”, concluiu.
Outras notícias
Outras Notícias
Prefeitura remarca audiências públicas e divide pauta entre metas fiscais e LOA 2027
A Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Livramento – MT tornou sem efeito o Edital de Convocação n° 004/2026, que reunia em uma única audiência pública, marcada para o dia 16 de setembro, dois temas de grande relevância para as contas municipais: a avaliação do cumprimento das metas fisca…