02 de Dezembro, 2018 às 19:31:00

O coordenador de Defesa Civil do município de Nossa Senhora do Livramento Heládio de Campos Maciel participou de segunda (26.11) a sexta-feira (30), de Curso de Nivelamento em Ações de Proteção e Defesa Civil. Além de coordenar a Defesa Civil em Livramento, Heládio também exerce a função de chefe de gabinete na Prefeitura loca. O curso aconteceu na Escola de Governo do Estado, na capital Cuiabá, e foi oferecido pela secretaria adjunta de Defesa Civil da Casa Civil do Estado.

Ao todo, 33 coordenadores municipais de Defesa Civil participam da formação. Do total de municípios, 28 fazem o curso de capacitação pela primeira vez. A formação teve como objetivo, propiciar a autonomia nas ações de prevenção a situações de pânico e acionamento da Defesa Civil Nacional em situações de emergência.

“O curso apresenta aos coordenadores municipais informações sobre a legislação, monitoramento e mapeamento das ações de defesa civil. Além da capacitação para utilizar o programa de lançamentos de desastres (S2ID), planos de trabalho e formulários de solicitação de recursos do Governo Federal”, conta a coordenadora de Prevenção e Preparação da Defesa Civil do Estado Maria Mesquita.

Os coordenadores municipais também foram preparados para multiplicar os conhecimentos de prevenção à situações de emergência. Entre as ações programadas estão a capacitação da população por meio do programa ‘Defesa Civil nas Escolas’ e o ‘Curso de Voluntários’, esses podem incluir aulas de radioamadorismo, primeiros socorros e combate a princípio de incêndio. As temáticas dos cursos são escolhidas de acordo com a realidade de cada município.

Além de Nossa Senhora do Livramento, participam do curso os coordenadores municipais de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Sapezal, Lucas Do Rio Verde, Cáceres, Barra do Garças, Glória D´Oeste, Vila Rica, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Campo Novo dos Parecis, Porto Esperidião, São José do Rio Claro, União Do Sul, e Itanhangá.

Texto: Da Assessoria/Folhamax
Foto: Da Assessoria