13 de Dezembro, 2018 às 15:32:00

Um curso que durou praticamente dois meses, entre aulas práticas e teóricas, teve seu enceramento realizado na manhã de quarta-feira (12) na cidade de Nossa Senhora do Livramento/MT. Do período de 15 de outubro até o dia de ontem, os alunos aprenderam, de maneira gratuita, diversas características diferenciadas para que possam atuar em área distinta da construção civil.

Denominado de ‘Pintando a Solidariedade o curso foi possível graças a pareceria firmada entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MT) e a Prefeitura de Livramento, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O enceramento do curso aconteceu na sede da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE/Livramento. O local foi escolhido já que o prédio da associação recebeu pintura nova feita pelos próprios alunos em suas aulas prática. Mais de 700² de paredes foram pintados. “Nada melhor que exercitamos nossa prática realizando uma boa ação, inclusive, ofertando pintura nova a sede do APAE”, destacou a instrutora do curso Evanildes Custódio Brum.

Para a aluna Nazielli Rosa de Arruda, “o curso foi muito bom, já que aprendi muitas coisas como manuseio de materiais usados nessa profissão”, avaliou Nazielli. A aluna conta que a curiosidade pelo setor a levou a buscar esse aprendizado. “Fiquei sabendo do curso por alto, o que me chamou muito a atenção. Claro, com o que aprendemos aqui nos dá opção de conseguirmos uma renda extra. Hoje eu consigo pintar qualquer imóvel de porte médio”, completou Nazielli.

A aluna Géssica Lorene da Silva disse que aprendeu muitas coisas que ela julgava ser fácil em relação à pintura profissional. “Confesso que de inicio eu pensava que a pintura profissional era um coisa fácil, mas assim que saímos da teoria e fizemos a prática vi que a boa pintura não é com amadorismo.”

Entusiasmada com aquilo que aprendeu, Géssica fez questão de enumerar as melhores maneiras a serem seguidas na hora de renovar uma casa ou qualquer outro imóvel. “Não basta apenas comprar a melhor tinta. Antes de iniciar a pintura de paredes, por exemplo, temos que analisar o estado em que elas (paredes) se encontram, se será preciso comprar lata de massa corrida para deixa-la em ponto de pintura, ou ainda, se é necessário o uso de tinta interior ou exterior, verificar o reboco, limpar, lixar a parede na medida certa, ver as rachaduras, entre outros, caso contrário, a pintura correrá sérios riscos de não ficar conforme o desejado, além de se danificar com o passar do tempo”, acrescentou.

Texto: Da assessoria
Foto: Da assessoria