12 de Janeiro, 2022 às 08:58:00
Legenda da Foto: Secretária de Saúde de Livramento, Rita Aurélia Proênça

Desde o início do Coronavírus, em 2019, a cidade de Nossa Senhora do Livramento notificou 3.223 pessoas de Covid-19, dos quais 1.210 foram casos confirmados. Pelo menos é o que aponta o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde do município publicado nesta terça-feira (11/01).

Entretanto, no dia 21 de dezembro quando o Poder Executivo municipal decretou recesso de final de ano, o município contabilizava 1.178 casos confirmados da doença, com apenas cinco pacientes ativos enfermos.

Ontem, dia 11 de janeiro, com o município registrou 1.210 casos confirmados, com 33 casos ativos do vírus. Isso fez o prefeito municipal Silmar de Souza (DEM), decretar ‘Situação de Emergência’ na pequena e pacata cidade de pouco mais de 13 mil habitantes e distante a 42 km da capital, Cuiabá. O decreto passa a valer a partir de hoje (12), e proíbe totalmente a realização de quaisquer festas, bailes, aglomerações e demais eventos sociais, sejam com ou sem fins lucrativos.

“De cinco casos ativos no final do ano saltamos para 33, é um acréscimo de infecção muito alto. Isso são os casos em que nós sabemos já que nem todas as pessoas procuram atendimento médico. Muitos preferem ficar quietos em casa e se automedicarem o que é um erro e muitas vezes se torna a doença fatal”, ressaltou a secretária de Saúde de Livramento, Rita Aurélia Proença.

Além dos casos da Covid-19, os sintomas gripal teve um surto enorme. Os números ainda não foram contabilizados exatamente pela Secretaria de Saúde da cidade dos papa-bananas.

Ainda de acordo com Rita, “os sintomas gripal na população livramentense nos assustou, mas felizmente a alta taxa de imunização contra a Covid-19 e gripe em nosso município vem ajudando os casos das doenças serem menos severas”, acrescentou a secretária.

Livramento tem uma taxa de imunização da população contra a Covid-19 beirando os 70%. Isso pode tá fazendo a diferença, já que o número de óbitos se estabilizou em 41 óbitos desde o ano passado.