23 de Janeiro, 2023 às 21:45:00
Legenda da Foto: A Cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e foi prestigiada por diversas autoridades, professores e demais servidores do município

Oito diretores da rede municipal de ensino de Nossa Senhora do Livramento/MT, tomaram posse na manhã desta segunda-feira (23/01). A Cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e foi prestigiada por diversas autoridades, professores e demais servidores do município. Os novos diretores foram escolhidos pela Comunidade Escolar no dia 16 de dezembro de 2022, através de eleição direta. Entretanto, nesse mesmo dia, um deles foi a óbito por problema cardíaco. Trata-se de Benedito Lurdes B. Almeida, eleito, até então, para direcionar a Escola Benedito Pereira Leite, na Comunidade de Rio dos Peixes. Em seu lugar foi nomeado o professor Jonilson Medeiros, que juntamente com Sandra Rosimeire G. Santos (CMEI Alma Wilma Fegger); Fábio Ferreira Santana (Escola Délia Galdina Duarte); Marilza Freitas e Silva (CEMEI Iracilda Monteiro Arruda); Joelma Alves de Souza (Escola Waldez Teixeira); Gonçalina Izabel Curado Costa (Escola Professora Eliete Pedrosa da Costa); Lucileide Silva de Oliveira (Escola Betina Tavares Silva Taques); e Vauir Multa de Alcântara (Escola Venceslau da S. Barros), tiveram suas nomeações assinadas pelo prefeito do município Silmar de Souza Gonçalves e pela secretaria de Educação do município Maria Auxiliadora da Silva Cunha. Além de Souza, o vice Thiago Almeida, e a secretária municipal Gonçalina Almeida (Assistência); Jodirce Miranda (Adm/Planej), a presidente da Câmara Leila Mello, e os demais vereadores Eder Campos e profº Manoelzinho, abrilhantaram o evento.

O município livramentense conta com 19 escolas e creches, mas 11 delas mantem diretores nomeados, já que esses estabelecimentos não passaram por processo eleitoral por somarem menos de 80 alunos cada. O mandato é de dois anos.

Todavia, é bom que se diga que os sete profissionais empossados cumpriram os requisitos e etapas do Processo de Qualificação para o exercício da função de Diretor Escolar, conforme o Edital n°. 001/2022, passando por aplicação de provas, apresentação de títulos, formações, e apresentação de um plano de gestão para a comunidade escolar.

Após requisitar um minuto de silêncio em respeito ao diretor falecido (Benedito), a secretária de Educação Maria Auxiliadora ressaltou ter aquele momento como um dia especial, “pois a gestão democrática só se faz a partir do momento em que as unidades (creches e escolas) trabalham em cima de um planejamento, descentralizando de nós enquanto Secretaria, para que em nenhum momento dirigimos diretamente aos nossos alunos”.

De acordo com Auxiliadora, há uma equipe formada por diretor, professores, apoio, motorista, “que têm por compromisso ajudar na educação dos nossos alunos. Então a gestão democrática é isso. Não é somente inovar, é você está direcionado dentro de um padrão de transparência onde todos possam se comunicar, decidir, se relacionar, porque sem o relacionamento pessoal não tem como fazermos uma gestão democrática”.

Para a secretária, “as inovações estão vindo e não tem como nós pensarmos a aprendizagem de forma diferente. Ela (educação) se sustenta em três pilares: profunda, de equidade e bem-estar de todos”, concluiu.

O vice-prefeito Thiago Almeida classificou o momento de ‘impar’ para a educação do município. “A gente sabe dos esforços de vocês aqui dentro da Secretaria municipal de Educação e sabemos dos esforços de vocês lá na ponta com os nossos alunos. A pandemia prejudicou por dois anos a educação, mas vocês foram guerreiros e eu acredito que esse é o momento de renovar, de intensificar os trabalhos.”

A presidente do legislativo municipal, vereadora Leila Melo também enalteceu os novos diretores lhes oferecendo apoio. “Eu acredito que vocês precisam estar atentos ao bem-estar das crianças, pois elas não conseguem estudar se não tiver uma boa saúde. Daí o nosso comprometimento de apoio do Poder Legislativo com a educação do nosso município”, disse Leila.

Já o prefeito municipal Silmar de Souza também parabenizou os novos diretores e de maneira geral reconhecendo que todos são merecedores pela função que ora ocupam. “Parabéns a todos, pois bem sabemos das responsabilidades da classe educacional para com os nossos alunos. Que Deus ilumine e abençoe a todos vocês nesta nova caminhada”.

Em nome do grupo empossado falou a diretora Lucileide Silva da Escola Betina Tavares, da comunidade de Figueiral: “Nós sabemos que grande é o desafio da educação. Temos lutado muito para alcançarmos metas, e poder atingir os objetivos para levar uma educação de qualidade onde os alunos consigam ler e interpretar e compreender aquilo que está lendo. Mas infelizmente ainda estamos carentes do apoio da família”, reclamou a diretora.

Para Lucileide, a família do aluno é a base indispensável para que aprendizagem aconteça na escola. “Mas estamos aí. Sabemos que o desafio é enorme e vamos transpô-lo.”