03 de Junho, 2024 às 10:02:00
Legenda da Foto: Evento aconteceu na Rua Abdão da Costa

De acordo os idealizadores, organizadores e feirantes, houveram grandes procuras e repercussão positiva na 1ª edição da Feira Livre realizada no último sábado, dia 1° de junho, no Bairro Santa Luzia, em Nossa Senhora do Livramento/MT. Percebeu-se que os clientes que até lá se deslocaram, foram em busca de preços melhores; a famosa pechincha. Claro, também se anotou no publico, o estimulo pelo ambiente alegre, descontraído e com boa música, e isso contribuiu, não somente na interação social, mas também naquele bom bate-papo cara a cara. E, a simplicidade junto à harmonia entre os feirantes, idealizadores e Poder Público, também foi sem dúvida nenhuma, um atrativo a mais para o sucesso.

Essas e outras características fizeram o diferencial da feira livre em relação a outros comércios, e assim, despertou tanto o interesse dos fregueses. “Vim prestigiar e também consumir produtos bons da nossa terra num ambiente bonito e arejado”, disse o consumidor Ariovaldo de Carvalho. O mesmo pensamento foi compartilhado por Carmindo de Morais: “Vim e gostei da boa comida e das boas músicas oferecidas num ambiente aberto. Voltarei quantas vezes for realizada a feira”.

Entre os feirantes; seu Divino Aguiar falou que em 55 anos de vida nunca havia participado de uma feira, “mas gostei muito da primeira experiência e quero participar tantas outras vezes”. Ele que é líder evangélico ainda brincou: “Experiência boa de pastor a feirante”.

A comerciante Glória dos Santos também se empolgou com a feira e garantiu mais mesas e cadeiras para acomodar os visitantes nas próximas edições. “Somente da minha parte irei disponibilizar 25 jogos de mesas e cadeiras na próxima feira”, disse.

Para os idealizadores do evento, vereadores Renan Miranda e Oneide Maria (os dois do MDB), as vantagens da feira livre foram muitas na primeira edição. Os parlamentares conseguiram impor a feira no bairro através de indicação conjunta aprovada na Câmara Municipal.

“Nossa idéia foi valorizar feirantes com oportunidade e consumidores com oferecimento de produtos fresquinhos direto do produtor e quase todos os feirantes, são eles próprios que cultivam os produtos e isso é bom e bem mais saudável”, declarou Oneide.

“A feira livre chamou atenção porque atraiu consumidores de Livramento e região. Eles vieram em busca de produtos de qualidade, claro, tivermos alguns percalços nesta primeira edição, porém, foram necessários para irmos ajustando daqui pra frente”, completou Renan.

Segundo os organizadores, neste caso a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, a finalidade da feira, além de ser um ótimo atrativo de final de semana, ajuda a exercer o controle de preços do comercio alimentar vigente em armazéns e mercearias da cidade.

Para o prefeito municipal Silmar de Souza (UB), “a feira é responsável pela maior parte das vendas no varejo”. Souza que também atua na área do comércio, destacou que “as feiras livres tem desempenhado um papel muito importante na consolidação econômica e social em Livramento, e isso se dá desde o ano de 2017, quanto institui o evento ainda no meu primeiro ano de mandato frente à prefeitura local”.

“Não fazemos qualquer objeção quando a iniciativa visa incentivar e fortalecer a agricultura familiar, como aqui o caso dos vereadores Renan Miranda e Oneide Maria. Claro, na posição também de consumidor, cobramos por espaços públicos como este sob a pauta socioeconômica e também cultural, e que se diga de passagem, hoje aqui extremamente dinâmico e diversificado entre público e produtos”, completou o vice-prefeito Dr. Thiago Almeida (UB).

 

 


Fonte
Texto: Assessoria
Foto: Assessoria

Leia Mais:

Privacidade