14 de Setembro, 2018 às 09:56:00

O município de Nossa Senhora do Livramento/MT teve participação direta em debate voltado para o direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem, que aconteceu no mês de agosto, em Recife (PE).

Ofertado pela Undime a dirigentes municipais de educação de todo o país para debater temas ligados à oferta do ensino e à implementação de políticas educacionais do Brasil, a secretária municipal de Educação Maria Auxiliadora representou bem o município papa-banana no 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação (7º FNEx).

Ao longo dos quatro dias de programação, o evento mobilizar mais de 1.000 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores onde se discutiu assuntos como financiamento da educação, implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), formação do professor e seu papel no processo de ensino e aprendizagem, além de políticas e programas para garantir o direito à educação.

Realizado em um ano de intensos debates e de desafios para a elaboração dos currículos, que trarão impactos diretos ao processo pedagógico, o encontro foi considerado um marco, para as mudanças que deverão ocorrer na política de formação de professores.

Organizada em conferências, mesas-redondas, oficinas temáticas, a sétima edição do Fórum também proporcionou visitas dos participantes a salas de atendimento governamental (FNDE, Inep, Sase, SEB, Secadi, Capes, Ministério da Saúde - MS), a estandes do Conviva Educação e de parceiros institucionais da Undime (Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação SM, Fundação Telefônica-Vivo, Instituto Natura, UNICEF e Uncme) e a estandes de empresas expositoras.

A secretária Maria Auxiliadora avalia o encontro como positivo em todos os sentidos. “Muito conhecimento através de troca de experiências em gestão pedagógica e administrativa, tudo isso, claro, em nível de país”, destacou.

Ainda, segundo Auxiliadora, as palestras e as oficinas que lá aconteceram foram muito motivadoras e servirão como incentivo a mais na carreira. “As palestras e as oficinas nos comoveram ao ponto de nos incentivar a não desistir de lutar por uma educação de qualidade para todos”.

E acrescenta, “o mais relevante é que levamos o nome de nosso pequeno município e a gestão do prefeito Souza nacionalmente. Diante disso tudo firmamos na certeza de que estamos no caminho certo que é de melhorar o IDEB de Nossa Senhora do Livramento.”

Sobre a Undime

Criada em 1986 com a missão de articular, mobilizar e integrar dirigentes dos 5.567 municípios brasileiros, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, que atua para construir e defender a educação pública com qualidade social.

Seus princípios são: democracia que garanta a unidade de ação institucional; afirmação da diversidade e do pluralismo; gestão democrática com base na construção de consensos; ações pautadas pela ética com transparência, legalidade e impessoalidade; autonomia frente aos governos, partidos políticos, credos e a outras instituições; visão sistêmica na organização da educação fortalecendo o regime de colaboração entre os entes federados.

Assessoria com Undime

Texto: Da Assessoria