Ir para a página principal do site
Livro ‘Contos, Mitos e Lendas’ faz sucesso durante feira tradicional em Livramento
“Dezenas de exemplares foram comercializados durante o evento, e os mais adeptos a leitura receberam a dedicação carinhosa do escritor. A concepção do livro conta com apoio da Prefeitura local.”
Fonte: Da Assessoria
Autor: Da Assessoria
Autor da Foto: Da Assessoria
O livro ‘Contos, Mitos e Lendas’ do escritor papa-banana Honório Laucídio Galvão fez sucesso entre o grande público que prestigiou neste sábado (3 de novembro), a mais uma edição da feira de Agricultura Familiar, Gastronomia e Artes ‘É de Livramento’, cidade situada cerca de 42 km da capital, Cuiabá.
Dezenas de exemplares foram comercializados ali mesmo durante o evento, e os mais adeptos a leitura receberam a dedicação carinhosa do escritor. A concepção do livro conta com apoio da Prefeitura local.
O livro lançado no sábado é uma versão pantaneira do folclore brasileiro, claro, principalmente fruto da criatividade do povo livramentense. Nele (livro), o escritor Honório apresenta enorme profundidade e variedade do que há no melhor no folclore do ‘Velho Mato Grosso’.
Contos, Mitos e Lendas é o quarto livro do escritor Honório que também é historiador, pesquisador e professor. Em 2010, Honório lançou o livro: Papa-bananas Ilustres; em 2015: As Trovas de Seo Neco Caolho; e em 2017: Provérbios e Ditos Populares - uma contribuição histórica e cultural do pensamento e do linguajar cuiabano.
Formado por 40 títulos, as narrativas do livro ‘Contos, Mitos e Lendas’ estão distribuídos em 58 páginas bem ilustradas, onde as palavras e os desenhos se interligam e ampliam o poder de leitura e compreensão. Serve tanto para os adultos quanto para as crianças e adolescentes, já que o formato do texto e desenhos se inter-relacionam. Também é enriquecedor, pois permitem a criação de um diálogo entre as linguagens verbal e não verbal, frente a latente imaginação.
O livro é uma historiografia da cultura de Mato Grosso, tão carente desse tema nos dias atuais. Bem sabemos que a cidade de Nossa Senhora do Livramento é pródiga em oferecer fatos reais e históricos, mesclados com outros irreais, e que são meros produtos da imaginação do ser humano.
Para tanto, o professor vagou pelos pantanais, atravessou rios e corixos, galgou montanhas e deparou com estes mitos e lendas, que não são apenas personagens fictícios, difíceis de imaginar e de adaptar a vida cotidiana.
“Quero primeiramente agradecer a Deus, a minha família e aos meus pais pela educação. Também agradecer a todos que direta ou indiretamente me auxiliaram na produção deste e dos demais livros, dentre essas pessoas estão aqui presentes o prefeito Souza e o secretário José Eugênio Maciel”, agradeceu Honório.
Representando o Conselho Municipal de Cultura, o professor Laércio Basilio de Miranda enalteceu o livro Conto, Mitos e Lenda, o que ele classificou como “lindo e maravilhoso”. Laercio ainda acrescentou lembrando que quando diretor da escola Professor Feliciano Galdino, viu o potencial de Honório, “e foi assim que assinei o seu primeiro contrato como educador.”
O prefeito municipal Silmar de Souza foi além ao reconhecer e desejar sucesso nas obras do escrito local. “Não somente reconheço seu potencial Honório, como também desejo sucesso, e peço para que Deus derrame muitas bênçãos sobre essa sua caminhada. E alerto: tudo que vir de benefício à educação e demais áreas de políticas públicas sociais, pode contar como o nosso apoio.”
Outras notícias
Outras Notícias
Prefeitura entrega trator e calcalhadeira para fortalecer a agricultura familiar na Comunidade Quilo…
A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento realizou a entrega oficial de um trator agrícola e uma calcalhadeira à Associação de Agricultores Familiares Balbino José Nascimento Neto, da Comunidade Quilombo. Os equipamentos foram adquiridos por meio de uma emenda impositiva do deputado estadu…