Ir para a página principal do site
Municípios terão curso para operar maquinário
Municípios terão curso para operar maquinário
Fonte: AMM/Secom-MT
O MT Regional vai realizar nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, em parceria com as empresas Komatsu, Dimak e Case, treinamento para operadores de máquinas dos municípios. O objetivo é capacitar os trabalhadores que vão operar o maquinário que será entregue pelo Governo do Estado às prefeituras, no dia 1º de fevereiro. O curso será realizado simultaneamente no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios, Detran e Famato.
No auditório da AMM será promovida, nos dias 20, 21 e 22, capacitação para operar pá carregadeira, escavadeira hidráulica e para motoniveladora, respectivamente. O curso no Detran será para pá carregadeira, motoniveladora e retroescavadeira e na Famato, será feito treinamento para retroescavadeira, pá carregadeira e motoniveladora.
As 705 máquinas foram adquiridas pelo Governo do Estado por meio de um financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 241 milhões, não constando a participação de recursos oriundos por meio de emendas parlamentares. A data da entrega foi escolhida tendo em vista que as empresas vencedoras da licitação possuem até o dia 30 de janeiro para finalizar o fornecimento dos maquinários.
Os recursos foram pelo governo contratados junto ao BNDES/Finame, um fundo para aquisição de máquinas e/ou equipamentos novos de fabricação nacional. As aquisições são assim de propriedade do Governo do Estado e fazem parte da garantia do financiamento.
“Nós estamos autorizando a todos os gestores que utilizem os equipamentos e garantam assim uma melhor qualidade de vida à população. O prefeito precisa deste apoio para poder agir de forma rápida. Esta é a primeira vez que um Governo do Estado faz uma entrega de máquinas pesadas a todos os municípios”, pontua o secretário de Fazenda, Eder Moraes.
O secretário ressalta que tal operação de crédito não era possível de se fazer antes de 2009 devido ao total comprometimento da receita do Estado por dívidas deixadas por gestões anteriores. “Nós aumentamos a arrecadação diminuindo a carga tributária, não permitimos que o custeio do Estado crescesse e pagamos as dívidas dos outros governos rigorosamente em dia, e mesmo quitamos antecipadamente algumas. Estes fatores fizeram com que Mato Grosso pudesse novamente buscar recursos, com a vantagem de ter uma imagem consolidada de bom pagador e conseguir assim melhores taxas de juros e prazo mais alongado”, enfatiza Moraes.
O financiamento junto ao BNDES será quitado em 20 anos. No geral, são 408 caminhões e 297 máquinas do tipo pá carregadeira, escavadeira hidráulica e motoniveladora. Cidades de pequeno porte devem ser contempladas com quatro máquinas e as maiores com 10. Os 15 consórcios intermunicipais receberão três patrulhas.
Outras notícias
Outras Notícias
Prefeitura e SEMA alinham novas ações para fortalecer a preservação ambiental em Nossa Senhora do Li…
A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento realizou uma importante reunião com representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT) para discutir novas estratégias e fortalecer as ações voltadas à preservação ambiental no município. O encontro teve como objeti…