13 de Janeiro, 2022 às 11:07:00
Legenda da Foto: Presépio montando na Praça Central da cidade

Encerrou no dia 09 de janeiro mais uma edição do projeto Natal Iluminado – Festa da Família, realizado pela Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Livramento, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, do município e do estado – Secel/MT, mediante ao edital MT/Afluentes.

Anualmente no dia 10 de janeiro, a decoração natalina começa a ser empacotada e guardada. O projeto ‘Natal Iluminado’, teve inicio no dia 11 de dezembro de 2021, e proporcionou um espetáculo de luz e cor montado no Centro Histórico da Cidade e em outros pontos.

A abertura do projeto também contou com Reinauguração da Casa da Cultura, realização da Feira ‘É de Livramento’, e o concurso de Decoração Natalina para os moradores da cidade.

De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, José Eugenio Maciel, tudo foi possível graças a um grande trabalho. “O município pode contar com o apoio financeiro da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, que não mediu esforços em nos ajudar nesse projeto que foi um sucesso.”

Ainda segundo Eugênio, “encerramos com consciência tranquila e com o sentimento de dever comprido. Obtemos um crescimento considerável dentro do planejado”, destacou o secretário.

Casa da Cultura

A Casa da Cultura foi revitalizada e entregue no dia 11 de dezembro. Na cerimônia de reinauguração estiveram presentes o prefeito Silmar de Souza, o vice-prefeito Thiago Almeida, a primeira-dama Marli Venson, o secretário de estado adjunto de Cultura Esporte e Lazer Jan Moura, a  coordenadora da Economia Criativa Keiko Okamura, o ex-prefeito João Batista, o presidente da Câmara Municipal Manoel Gonçalo, o demais vereadores: Renan Miranda e Oneide Maria, e a comunidade em geral.

Conta com um acervo de peças doadas pela comunidade que compõem o espaço memória. Também um espaço para exposição e comercialização de artesanatos e outro dedicado aos artesões para oficinas.

Além do museu, o espaço oferece sempre exposições de temas variados e atua como ponto de informações turísticas.

Feira ‘É de Livramento’

A Feira ‘É de Livramento’, contou com uma programação recheada de atrações nos dias 11 e 12 de dezembro e realização da grande final da 10ª edição do Concurso de Músicas, além de shows, apresentações dos Grupos de Siriri: Flor Ribeirinha e Bacuri.

O evento ainda proporcionou amplo espaço onde se comercializou inúmeras opções de produtos da região como: comidas típicas, hortaliças, frutas, verduras, doces, licores, queijos, tortas, frutas cristalizadas, pães caseiros artesanatos diversos em madeira, em palha, tecelagem, tricô, crochê, bordados, souvenir entre outros.