Legenda da Foto: Santa é venerada todos os anos pelos livramentenses
A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, por meio de Decreto Municipal 105/2023, assinado pelo prefeito municipal Silmar de Souza Gonçalves (UB), “declarou” Feriado Municipal nos dias 07 e 08 de setembro em todos os órgãos públicos do lugar e ainda deu outras providências. Quinta-feira, 7 de setembro - comemora Dia da Independência, e 8 – Dia de Nossa Senhora do Livramento, padroeira do lugar.
“Fica declarado Feriado Municipal nos dias 07 e 08 de setembro com suspensão dos expedientes nos órgãos da administração municipal”, dita parte do decreto. Entretanto, o documento também alerta que “não se aplicará suspensão dos expedientes aos setores que prestam serviços essenciais, em especial ao Hospital Municipal, limpeza pública, Vigilâncias em Saúde e Conselho Tutelar, os quais manterão equipes permanentes de atendimento”.
Comemorações
As comemorações a Padroeira da cidade acontece há pelos menos II Séculos no município. Sua história atrela a do próprio município que teve origem na Comunidade de Ribeirão dos Cocais – hoje um dos três Distritos que o município possui, distante 12 km da sede municipal. Da comunidade, a imagem veio para a sede municipal no lombo de um burro, cujo destino era chegar até a Vila Bela da Santíssima Trindade – capital de Mato Grosso na época.
Crendice
A crendice popular livramentense conta que durante uma viagem, ainda no começo do século XIX, a imagem de Nossa Senhora do Livramento passava pelo povoado de São José dos Cocais (hoje Livramento), vinda de Portugal, carregada em cima do lombo de um burro. A comitiva parou para descansar e na saída o animal, que carregava a imagem da santa empacou. Não queria mais sair do lugar. Ao ser tirada a imagem de cima do lombo do animal, este se punha a andar. A cada tentativa de colocá-la no lombo do burro observava-se nova empacada. Com isso, os chefes da comitiva decidiram desistir de ir adiante e construíram um pequeno rancho, no qual entronizaram a imagem de Nossa Senhora do Livramento. A partir daí a santa emprestou seu nome à localidade.