Seção de atalhos e links de acessibilidade

Prefeitura reforça alerta sobre queimadas e orienta população durante período de estiagem

Tempo seco aumenta o risco de propagação do fogo; queimar lixo, folhas ou vegetação pode configurar crime ambiental

  • Publicado em 26/08/2026
  • Atualizado em 26/08/2026

Autor: Andréia Araújo 3226/MT

Autor da Foto: Secom

A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento reforça o alerta à população sobre os riscos das queimadas durante o período de estiagem. Com a baixa umidade, a ausência de chuvas e a vegetação seca, qualquer foco de fogo pode se espalhar rapidamente e provocar incêndios de maiores proporções.

Na manhã desta quarta-feira (26), equipes municipais atuaram em uma ocorrência de incêndio em uma área de descarte de resíduos na região do Gregório Pires. As imagens registradas mostram a presença de fogo e grande quantidade de fumaça no local.

A ocorrência contou com a atuação da Brigada Municipal e da Defesa Civil, que trabalharam no controle das chamas e no resfriamento da área, com apoio de caminhão-pipa.

Queimada é crime ambiental

A Defesa Civil reforça que não é permitido colocar fogo em lixo, folhas, restos de poda, terrenos ou áreas de vegetação. Além dos riscos à saúde, ao meio ambiente e às propriedades, a prática pode configurar crime ambiental, conforme a legislação brasileira.

A Lei Federal nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, estabelece punições para condutas que provoquem incêndios em vegetação, entre outras infrações ambientais.

O uso do fogo para eliminar resíduos também pode provocar fumaça intensa, comprometer a qualidade do ar e favorecer a propagação das chamas, especialmente em períodos de estiagem.

Prevenção depende da colaboração de todos

Orientamos os moradores a não atearem fogo em lixo, terrenos, folhas secas ou vegetação. Uma pequena chama pode rapidamente atingir áreas maiores devido às condições de seca.

Nos últimos dias, equipes municipais também atuaram em ocorrências de queimadas registradas em regiões como Campo Alegre de Baixo, Cedral e Capim Verde, reforçando a necessidade de atenção redobrada durante o período de estiagem.

A Defesa Civil Municipal acompanha as ocorrências e atua em conjunto com as equipes responsáveis pelo atendimento. A população também tem papel fundamental na prevenção, evitando práticas que possam provocar incêndios e comunicando situações de risco.

A orientação é simples: não coloque fogo. Durante a estiagem, prevenir é proteger vidas, propriedades, o meio ambiente e toda a comunidade.

Em caso de Emergência ligue: (65) 99698-3732

queimada
alerta
tempo seco

Active

plugin