04 de Novembro, 2021 às 14:28:00
Legenda da Foto: O evento acontece a partir das 18h00, na Praça dos Eventos Fernando de Barros (Praça do Carnaval).

Tida como evento de grande relevância para a economia local nos finais de semana a Feira da Agricultura Familiar ‘É de Livramento’ se consolida como fator gerador de emprego e renda para os moradores de Nossa Senhora do Livramento, município situado a 42 km da capital, Cuiabá. Assim, no próximo sábado, dia 6 de novembro, o evento volta acontecer a partir das 18h00, na Praça dos Eventos Fernando de Barros (Praça do Carnaval).

A feira É de Livramento se junta à programação do Concurso de Música que está na sua fase semifinal.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo José Eugênio Maciel, a feira teve início há quatro anos e o objetivo central dela se resume em estimular a produção e o consumo de coisas produzidas no município, e ainda fortalecer a classe de pequenos produtores da agricultura familiar e o turismo local. “Foi à maneira que a atual gestão municipal encontrou para apoiar e valorizar os pequenos produtores rurais do município diante das suas necessidades.”

Na intenção de implementar ações de melhoria a esses pequenos produtores livramentenses que vivem da agricultura familiar, em especial aqueles que já atuavam ou que desejassem atuar na produção de leite, piscicultura e hortifrutigranjeiro, “buscamos orientações junto ao Senar e ao Sebrae para implementar as ações necessárias, e assim poder ofertar suporte técnico aos produtores. Claro, além do apoio à produção, houve entendimento que seria necessário desenvolver um encadeamento produtivo chegando até a comercialização, bem como agregar valor a estes produtos e estruturar uma feira para a comercialização destes produtos, que atualmente acontece mensalmente e ainda traz atrações culturais, turísticas e gastronômicas”, completa Eugênio.

Feira de Agricultura Familiar

Nominada ‘É de Livramento’ a Feira da Agricultura Familiar conta com um amplo espaço onde se comercializa inúmeras opções de produtos da região como: hortaliças, frutas, verduras, doces, licores, queijos, galinha caipira, ovos, salgados, bolos, tortas, frutas cristalizadas, pães caseiros artesanatos diversos em madeira, palha, tecelagem, tricô, crochê, bordados, souvenir entre outros.

As comidas típicas são as maiores atrações

Lá se encontra carne-seca com arroz, feijão e paçoca de pilão, galinha caipira com arroz, costela de porco com arroz, e claro, pratos feitos com a matéria prima do lugar: a banana. Pratos à base de peixe: mojica de pintado, quibes e croquetes de peixe, pacu-seco com arroz, frito e a palito. Também tem outras opções de comida como o escondidinho de carne-seca, panquecas, pastéis diversos, cachorro-quente, hambúrguer caseiro, pizzas e muito mais. Tudo isso acompanhados de uma boa música e com preços bem acessíveis.

Vale destacar que a Feira da Agricultura Familiar ‘É de Livramento’ é realizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura e Turismo, com patrocínio do Senar/MT, e apoios do Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento, Câmara Municipal e Sebrae/MT.

Venha prestigiar e ainda valorizar essa classe de pequenos produtores que tiram o seu sustento do campo através da Agricultura Familiar.

Fonte
Texto: Assessoria
Foto: Assessoria

Leia Mais: