Seção de atalhos e links de acessibilidade

Secretaria Municipal de Educação informa reordenamento das turmas da zona urbana para o ano letivo de 2027

Reorganização busca oferecer melhores condições de atendimento aos estudantes e profissionais da educação, com melhor aproveitamento dos espaços escolares

  • Publicado em 06/11/2026
  • Atualizado em 06/11/2026

Autor: Andréia Araújo - 3226/MT

Legenda: Fachada da Secretaria Municipal de Educação

Autor da Foto: Andréia Araújo

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Nossa Senhora do Livramento informa que está realizando o reordenamento das turmas da Rede Municipal de Ensino da zona urbana para o ano letivo de 2027.

A medida tem como objetivo melhorar a distribuição dos estudantes entre as unidades escolares, proporcionar melhor aproveitamento dos espaços físicos e oferecer uma estrutura adequada para o atendimento dos alunos e o desenvolvimento das atividades dos profissionais da educação.

A reorganização contempla a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, com a distribuição das turmas de acordo com as faixas etárias e os anos de ensino atendidos em cada unidade.

CMEI Iracilda Monteiro

O CMEI Iracilda Monteiro de Arruda continuará atendendo crianças a partir de 1 ano e 7 meses, além das faixas etárias de 2 e 3 anos. Para o ano letivo de 2027, a unidade também contará com duas turmas de crianças de 4 anos.

A ampliação do atendimento nessa faixa etária faz parte do planejamento da rede municipal para a organização das vagas e dos espaços escolares.

EMEIEF D. Alma Wilma Fegger

Na EMEIEF D. Alma Wilma Fegger, o planejamento para 2027 prevê a seguinte distribuição de turmas:

  • 1 turma de 4 anos;

  • 3 turmas de 5 anos;

  • 3 turmas de 6 anos;

  • 2 turmas de 7 anos.

Escola Municipal Délia Galdina Duarte

A Escola Municipal Délia Galdina Duarte continuará com o atendimento regular das turmas do Ensino Fundamental, mantendo duas turmas de 2º ano, além das turmas de 3º, 4º e 5º anos, que já fazem parte da organização da unidade.

Reordenamento para melhor atender à comunidade escolar

O reordenamento das turmas integra o planejamento da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer para o próximo ano letivo. A proposta busca organizar melhor a oferta de vagas, adequar a distribuição dos estudantes à estrutura disponível nas unidades e proporcionar melhores condições de atendimento aos estudantes e de trabalho aos profissionais da educação.

A organização também permite que pais e responsáveis tenham conhecimento antecipado sobre a distribuição das turmas e possam se programar para o próximo ano letivo.

Matrículas e rematrículas abertas até 17 de novembro

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2027 está aberto até o dia 17 de novembro.

Pais e responsáveis devem procurar as respectivas unidades escolares para realizar os procedimentos necessários e obter orientações sobre a organização das turmas e a disponibilidade de vagas.

A participação das famílias nesse período é fundamental para garantir a organização do atendimento escolar e o planejamento da Rede Municipal de Ensino para 2027.

Rede Municipal de Ensino
reordenamento
zona urbana
ano letivo 2027

Active

plugin