Ir para a página principal do site
Servidores de Livramento participam em VG; de capacitação da Controladoria-Geral da União no fortalecimento da gestão pública
Esse modelo de capacitação presencial tem como principal meta aperfeiçoar o conhecimento daqueles que lidam diariamente com contratos, licitações e compras
A capacitação destinada para mais de 100 servidores das cidades que compõem a Baixada Cuiabana e a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, aconteceu nos dias 17 e 18 deste mês, no auditório das Faculdades Católicas de Mato Grosso (Sedac), no município de Várzea Grande. Foi o primeiro workshop de capacitação presencial promovido pela Controladoria Regional da União no Estado de Mato Grosso (CGU/MT). Livramento participou com três servidores: Heládio Mendes, Jodirce Gonçalina e Leonildes Fátima Benevides.
A capacitação focada nos Programas Brasil Transparente e Fortalecimento da Gestão Pública, com palestras e oficinas, teve como objetivo criar um ambiente que realmente fortaleça a gestão municipal, por meio da aquisição de conhecimentos técnicos, que possibilitem aos servidores gerenciar os recursos descentralizados pela União e principalmente, criar um ambiente de ação que atue no modo preventivo às falhas e aos erros, conforme definiu o superintendente substituto da Controladoria Regional da União no Estado, Kleberson Roberto de Souza, na abertura do treinamento.
Na ocasião, o superintendente da CRU apresentou pontos importantes do seu funcionamento e atuação, bem como seus projetos, aplicativos e produtos que podem e devem ser utilizados pelos gestores públicos em prol do fortalecimento da gestão pública, por meio da ampliação do acesso as informações e da minimização de riscos. Também que o foco da Controladoria é sempre o de ofertar ferramentas e produtos que transformem os ambientes em locais íntegros e transparentes no âmbito da gestão pública.
As oficinas práticas de capacitação presencial abordaram temas envolvendo a prevenção de riscos na gestão, como procedimentos ligados às contratações, convênios e licitações, bem como dos preceitos da Lei de Acesso à Informação (LAI). As pautas direcionaram as quatro áreas de atuação da Controladoria, como Contratação, Ouvidoria, Transparência e Correição.
Para participar da capitação, os requisitos expressos da Controladoria-Geral da União foram que os servidores sejam agentes de multiplicação, para repassar aos colegas o conhecimento, e cada um deles deve ser atuante na área de conhecimento técnico que será apresentada pela Controladoria.
Esse modelo de capacitação presencial tem como principal meta aperfeiçoar o conhecimento daqueles que lidam diariamente com contratos, licitações, compras e devem sempre estar atualizados em relação à legislação vigente. A intenção é de levar esse formato de capacitação presencial ao interior do Estado, a partir do ano que vem.
Outras notícias
Outras Notícias
Prefeitura entrega trator e calcalhadeira para fortalecer a agricultura familiar na Comunidade Quilo…
A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento realizou a entrega oficial de um trator agrícola e uma calcalhadeira à Associação de Agricultores Familiares Balbino José Nascimento Neto, da Comunidade Quilombo. Os equipamentos foram adquiridos por meio de uma emenda impositiva do deputado estadu…