
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Nossa Senhora do Livramento promoveu, durante o mês de outubro, uma importante ação alusiva à Campanha Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
A programação contou com uma palestra ministrada pela Dra. Ana Maria Gaviole, que abordou de forma clara e acolhedora os fatores de risco, medidas de proteção e a importância da prevenção e detecção precoce da doença. A médica destacou ainda a relevância do autocuidado, incentivando as mulheres a manterem seus exames em dia e a procurarem atendimento sempre que identificarem algo diferente em seu corpo.
Complementando a ação, a enfermeira Eliane Mendonça realizou a coleta do exame citopatológico (CCO), um dos principais procedimentos de rastreamento para a detecção do câncer do colo do útero. A iniciativa teve como foco promover o acesso à informação e ao cuidado com a saúde da mulher, dentro de um ambiente de confiança e acolhimento.
Participaram da atividade 50 mulheres integrantes do grupo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), que acompanharam a palestra e participaram da coleta do exame preventivo. Para muitas delas, o momento representou uma oportunidade de fortalecer vínculos e de cuidar da saúde de forma preventiva, com o apoio da equipe técnica do CRAS.
A coordenadora da unidade destacou que ações como essa reforçam o compromisso do município com a saúde, o bem-estar e o empoderamento feminino, especialmente entre as mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Secretaria Municipal de Assistência Social — Cuidando de quem mais precisa.
Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento — Amor, Trabalho e Respeito.