Legenda da Foto: Secom
Nesta terça-feira, a equipe da Defesa Civil, juntamente com os brigadistas municipais e o Corpo de Bombeiros, atuou mais uma vez no combate a focos de incêndio na comunidade de Campo Alegre de Baixo. A situação, infelizmente, tem se repetido com frequência nas últimas semanas devido ao período prolongado de calor extremo e seca severa que atinge o nosso município.
Mesmo com todos os alertas e campanhas de conscientização, ainda há registros de focos iniciados por ação humana, seja por descuido ou prática proposital de queimadas. Reforçamos que é terminantemente proibido colocar fogo em vegetação, restos de poda ou lixo, principalmente neste momento crítico de estiagem.
Nosso apelo à população: não queime!
Colocar fogo, ainda que em pequena proporção, pode causar grandes danos. Além de destruir áreas verdes e ameaçar a fauna local, o fogo pode atingir moradias e coloca em risco a vida de pessoas. Sem contar os efeitos sobre a saúde respiratória da população, agravados pela fumaça.
Ações de combate e prevenção
As equipes atuaram por horas para conter o incêndio em Campo Alegre de Baixo;
O fogo, iniciado em área de vegetação rasteira, se espalhou rapidamente devido ao vento e à baixa umidade;
A rápida resposta evitou que o fogo atingisse áreas residenciais próximas.
A Defesa Civil parabeniza e agradece o empenho dos brigadistas e bombeiros, que não medem esforços para proteger nossa cidade.