08 de Maio, 2024 às 16:33:00
Legenda da Foto: Livramento foi representado pelo diretor executivo da Nossa Previ, Emanuel Arcanjo da Silva

O diretor executivo da Nossa Previ, Emanuel Arcanjo da Silva, é o representante da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Livramento no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes que acontece nesta quarta-feira (8), em Várzea Grande. O evento reúne representantes de mais de 30 prefeituras para debater a LGPD e soluções tecnológicas para Prefeituras do Estado. O fórum também reúne prefeitos, gestores e demais servidores municipais.

O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, acontece o dia todo no Centro Cultural Orla da Alameda.  

O encontro que conta com o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SEDEC) e da Rede de Inovação Mato Grosso (INOVAMT), é o primeiro evento presencial da RCD no Estado e também integra as comemorações do aniversário de Várzea Grande, que neste mês de maio faz 157 anos.

“O objetivo é abordar tudo que tem sido feito visando melhorar a oferta de serviços. A pandemia intensificou mais esse movimento com a implementação de políticas públicas voltadas para melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia e da inovação”, observa o diretor da RCD, José Marinho.

A Lei Geral de Proteção de Dados também será tema abordado no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes. A advogada e especialista em Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados, DPO da Prefeitura de Águas da Prata (SP), Bruna Luisa Anadão, traz orientações para o programa de adequação à LGPD, que segundo ela, deve estar ligado diretamente ao processo de transformação digital e de educação digital das cidades. “Esse conjunto é que nos fortalece para ter uma excelente administração no que tange ao caminho da transformação digital, da adequação à LGPD e da aplicação das ferramentas e soluções de TI que nos ajudam imensamente”.

A advogada alerta ainda que os municípios já estão sendo questionados por Tribunais de Contas sobre a adequação e indicação do encarregado de dados. “Muitos municípios estão perdendo convênios. Chamo mais uma vez a atenção para os gestores municipais que tratam dessa causa da LGPD que não deixem isso para depois porque tem muitas implicações já acontecendo desde o ano passado em questão da não adequação à privacidade”.

Prefeitos Inovadores – Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2024 da região. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

Além de políticas públicas e modelos implementados nos municípios, no encontro os gestores municipais terão acesso às soluções desenvolvidas pela Aprova, IGTECH, Portal de Compras Públicas, DGT Tecnologia e SERGET Mobilidade Viária.

Com Sharlene Sarti

Fonte: Rede Cidade Digital

Fonte
Texto: Com a Rede Cidade Digital
Foto: Assessoria

Leia Mais:

Privacidade